quinta-feira, 23 de julho de 2009

4º encontro - Mapeamento e Diagnóstico Participativo

Local: Tendal da Lapa - Rua Guaicurus, 1100 - Lapa

DATA: 15/07/2009

Horário: 14h - 17h

Nº de participantes: 15

Nº de Grupos Articuladorers: 06

Objetivo do encontro: Dar continuidade às atividades do mapeamento participativo – Etapa de qualificação do mapa falante.


O encontro foi produtivo, no sentido de apropriar os presentes do caminho da plataforma e do papel do seu Grupo Articulador ao longo do programa, dissolvendo algumas dúvidas ainda existentes e assim como conversado em equipe, criou-se um desejo de pertencimento a nesta iniciativa.

Fornecemos diretrizes para o processo de mapeamento participativo, articulado à consulta de percepção.

Os presentes fizeram o exercício de localizar sua instituição (ex. UBS), depois de localizada traçaram uma linha delimitando o espaço de atuação da mesma, pelo número pequeno de representantes dos GAs tanto a delimitação quanto a qualificação dos mapas foram acordadas de serem feitas na comunidade com os demais integrantes, delimitando o local de ação do GA dentro da Plataforma.

Cuidar melhor do tempo, tendo em vista que não conseguimos vivenciar o planejamento do mapeamento e consulta, deixando para a reunião interna dos GAs o mesmo sem compartilharmos a ferramenta que havíamos construído. Verificar o andamento das atividades aqui propostas.

Houve um momento muito importante de partilha, onde Patrícia do GA Cachoeirinha trouxe em sua fala os aprendizados ao longo da trilha já percorrida, estando o GA bem articulado, com boa comunicação e abertura para micro sociedades com gestões diferenciadas, como o caso dos Bondes (tipo gangues) na favela do Boi Malhado, comentou ela que pessoas de fora do GA ou jovens que não foram selecionados para o processo de educomunicação se voluntariarão a agregar o GA.

A Patrícia do GA Cachoerinha informou sobre a possibilidade de trazer dados já existentes da UBS, muito bem vindos para nós, precisaremos apenas avaliar melhor essas informações antes de inseri-las no processo.


Registro dos Facilitadores do CIEDS Dimas e Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário