quinta-feira, 6 de agosto de 2009

5º Encontro - Mapeamento e preparação da consulta






Registro do Encontro no Pólo: Norte
Local: Tendal da Lapa – R. Guaicurus, 1100 – Lapa.
Data: 29/07/09
Horário 14:00
Nº de participantes: 14
Nº de Grupos Articuladores 05 (Cachoeirinha, Recanto dos Humildes, Anhanguera, Paulistano, Brasilândia – CDHU).
Objetivo do encontro: Compartilhar o andamento das atividades propostas para a elaboração do mapa falante; Orientar a execução da escuta por meio de exercícios junto aos GAs, possibilitando multiplicar o aprendizado obtido por aqueles que fizeram o curso no IBOPE e; facilitar a articulação de cada grupo em torno das ações já disparadas.



O “boca no trombone” abriu a reunião com ênfase na relevância da participação dos jovens, importante na viração e nos GAs e, em especial, para a próxima reunião, onde iniciaremos a sistematização dos dados levantados na consulta e mapa falante. A presença de algumas jovens, como Nahir (única representante do GA Anhanguera presente), foi valiosa para explicitar um pouco sobre a participação dos jovens na viração, seus papéis e funções com relação ao PCU, processo que foi questionado por todos. A questão da bolsa salário, das atividades e aprendizados valiosos para a formação dos jovens, o motivo principal dessa participação, isto é, apoio aos GAs, enfatizado por Fábio (Jd. Paulistano), foram os focos trabalhados nesse momento.


No compartilhamento das atividades, propostas para o mapa falante, foram levantadas diversas dúvidas, possibilitando melhor situar os participantes menos adiantados nesse processo, bem como para abrir a orientação dos próximos passos, que tem haver com o inicio dos procedimentos de sistematização das informações espaciais.
O diálogo sobre a orientação das etapas e procedimentos da escuta veio acompanhado de um exercício de aplicação do questionário da escuta, por meio de “brincadeiras de encenação”, com direito a “cortas e ação” das cenas, para aperfeiçoar os procedimentos observados e tirar dúvidas, cena que foi dirigida pelos próprios representantes dos GAs, de forma bastante dinâmica.



Cabe lembrar, que mais uma vez, foram questionados os papéis e funções na PCU, mesmo o da UNICEF, oportunidade preciosa para, dentre outros aspectos, reforçar a quem está delegado o papel principal da atuação, isto é, aos GAs. O encontro foi encerrado com o registro fotográfico do grupo presente e formação da roda, na qual uma palavra proferida por cada um ajudou a ilustrar a percepção coletiva da qualidade dessa reunião, que nos pareceu
Facilitador: Vanessa Máximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário